top of page

Corpo Docente

O Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Neurociências é formado por docentes pertencentes à 6 unidades acadêmicas da UFMG (Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Letras, Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Exatas) e por pesquisadores vinculados à outras Instituições de ensino e pesquisa do país.

Corpo Docente Permanente

Atua principalmente nas áreas de Neurociência comportamental e cognitiva e Neuroimunologia experimental e clínica

Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos temas: Sinalização Celular de Cálcio, isquemia cerebral, epilepsia e toxinas animais.

Atua na área de Pesquisa em Neurociência Comportamental e molecular, com ênfase nos temas: bases biológicas de processos comportamentais, aprendizado e memória utilizando modelos experimentais de neurodegeneração

Atua principalmente nos seguintes temas: neuroinflamação, neurodegeneração, vias de sinalização intracelular, papel da ativação de micróglia em doenças neurodegenerativas.

2022.jpg

Atua nas áreas de psicologia cognitiva e neurociência humana, com ênfase em memória e aprendizagem. Seus trabalhos focam na interação entre memória e emoção, envelhecimento cognitivo, metacognição, psicologia do testemunho, e processos cognitivos de ensino e aprendizagem

Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas  de Neuropsiquiatria e neuroimunologia

Atua na área de neurociências com ênfase em Neurodesenvolvimento, neuropsicofarmacologia e biologia molecular.

Atua na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, diferenças individuais em inteligência, processamento cognitivo, personalidade e psicopatia.

Tem experiência em modelos de plasticidade sináptica in vivo e em animais de transtornos psiquiátricos e epilepsia, neurofarmacologia, registros eletrofisiológicos de alta densidade in vivo e optogenética. Investiga os mecanismos de plasticidade sináptica responsáveis pelo processo de formação de memória durante o sono.

Experiência em Psicologia Escolar e do desenvolvimento. Conduz investigações nas seguintes áreas: arquitetura e desenvolvimento cognitivo, construção e validação de instrumentos de medida psicológicos e educacionais, intervenção e desenvolvimento cognitivo.

cybelle.jpg

trabalha na área da clinica e pesquisa  nos efeitos da Musica e da Musicoterapia aplicada à patologias de origem neurológica, nas demências, distúrbios do ritmo motor e em neuroaprendizagem.

Tem experiência e interesse na área de Engenharia Biomédica, principalmente em Processamento de Sinais Biológicos e Neurociências.

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Identification, NARMAX.

Desenvolve trabalhos na área de de Neurofarmacologia celular e molecular.

Desenvolve trabalhos na área de neuropsicofarmacologia e comportamento, atuando principalmente nas áreas de farmacoloia de canabis, canabinóides, endocanabinoides e, farmacologia de antipsicóticos.

Trabalha com investigações na área de Neurologia com enfase em: doença de Parkinson, Coréia de Sydenham, e outras manifestações neurológicas de febre reumática, anticorpos anti-núcleos de base, coréias em geral e outros disturbios do movimento.

Atua na investigação dos seguintes temas: biotecnologia aplicada ao tratamento do glaucoma e sistema renina-angiotensina ocular, Neurofisiologia da nutrição e do exercício físico

Desenvolve pesquisas a cerca das bases fisiológicas da modulação exercida pelo ambiente, como isolamento social e enriquecimento do ambiente, sobre a memória social.

Trabalha com pesquisa interdisciplinar estabelecendo o diálogo entre a física, neurociência, linguística e música com pesquisa aplicada em tecnologia de codificação, reconhecimento e síntese audio visual.

Desenvolve trabalhos nos temas: Neurotransmissão, glutamato, distal colon, guinea pig, ions cálcio.

Desenvolve trabalhos em  Avaliação de condições clínicas e biomarcadores relacionados a prognóstico psiquiátrico e cognição em pacientes com transtorno bipolar

Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: Modelos experimentais em neuropsicologia, cognição, esquizofrenia, aspectos psiquiátricos da eplepsia e psiquiatria clínica.

Desenvolve investigações nas áreas de imunologia, fisiologia e bioquímica com ênfase em neuroimunofisiologia.

Desenvolve trabalhos na área de Neurologia Cognitiva e do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: demências degenerativas, neuropsicologia (funções frontais e cognição social) e marcadores biológicos da doença de Alzheimer

Tem experiência nas áreas de Psiquiatria, Interconsulta Psiquiátrica, Genética Molecular, Farrmacologia, Inovação e Neuroimagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição social, dependências químicas e comportamentais, neuroimagem e comportamento suicida

Desenvolve investigações nas seguintes áreas: redes neurais, epilepsia e eletrofisiologia.

Desenvolve trabalhos nas áreas de envelhecimento, diabetes, estresse oxidativo, sinalização celular e células do sistema imune.

Desenvolve investigações nas áreas de neurologia clínica e experimental com enfase em Doença de Parkinson e Acidente Vascular Encefálico.

Desenvolve investigações em Neurologia Cognitiva e do Comportamento e Neuropsiquiatria Geriátrica com ênfase no envelhecimento cerebral e demências

Atua nas áreas de processos psicológicos básicos, psicologia experimental, processos básicos da linguagem e eletrofisiologia da função simbólica

Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clínica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva

Desenvolve trabalhos nas áreas de percepção da fala, avaliação de disturbios de linguagem e metodologia de pesquisa.

Tem experiência na área de Neurologia, com ênfase em Neurogenética e Distúrbios do Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Parkinsonismo, Parkinson de início precoce, coréia de Huntinghton, distonias e ataxias espinocerebelares

Possui experiência em fisiologia sensorial, psicologia experimental e neuroetologia. Desenvolve trabalhos nas áreas de neurobiologia e cognição, com foco no sistema visual e nos comportamentos visuomotores. Realiza também projetos com interface entre neurovisão e artes visuais.

Possui ampla experiência em técnicas de bioimageamento e vetores de adenovírus associado, com ênfase em neurobiologia celular e molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema nervoso central, degeneração, regeneração, desenvolvimento, terapia gênica, fatores de transcrição, autofagia, microRNA, retina, córtex e medula espinhal

Trabalha na área de Neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia, reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clinica e psicologia evolucionista.

Corpo Docente Colaborador

Atua em investigações  em: comprometimento cognitivo leve, demencia, doença de Alzheimer, doença cerebrovascular, delirium, dependencia de tabaco, depressão, transtorno bipolar, neuroestimulação e neurocisticercose.

Desenvolve pesquisas nas áreas de neuroendocrinologia e metabolismo, stress e diabetes.

Atua na área de Administração com ênfase em Teorias da Estratégia das Organizações, Mercadologia, Sistemas de Inovação, Novos Métodos de Pesquisa em Administração e Neurociência Aplicada.

O foco de suas pesquisas incluí a inovação farmacêutica, atuando no desenvolvimento de bioensaios in vitro (bioquimicos e ensaios baseados em celula) preditivos de atividades antitumoral e pro-apoptótica, imunomoduladora, de citotoxicidade, neurotoxicidade e antiparasitária, com enfase em doencas negligenciadas como leishmanioses, Doenca de Chagas, cancer e doenca de Parkinson.

Atua na área de Neurofisiologia, com ênfase em Neurofisiologia da Percepção Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Bases neuronais da percepção visual; (2) Bases neuronais e biomecânicas do comportamento visuomotor; (3) Desenvolvimento de software e hardware para aquisição, processamento e análise de sinais biológicos; (4) Desenvolvimento de instrumentação biomédica aplicado às ciências da visão

Tem experiência na área de Biotecnologia e Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxinologia, doenças neurodegenerativas, biofísica de canais iônicos.

Renato César Cardoso

 

renatoccardoso@hotmail

Desenvolve estudos  em Neuroética e Neurodireito

Atua principalmente nos seguintes temas:audição, Atenção primária à saúde, avaliação, escolares.

bottom of page