Grande Conferência “Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis”
Em julho estará na UFMG como catedrático do IEAT o Dr. David M. Lovinger, do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (EUA). Durante os sete dias da visita, Dr. Lovinger cumprirá uma intensa agenda de atividades, que inclui visitas a Laboratórios e Centros de Pesquisa ligados ao Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, um curso sobre a neurobiologia do uso de drogas, além de visitas a outras instituições mineiras.
No dia 04 de julho Dr. Lovinger apresentará a Grande Conferência “Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis”. A atividade irá acontecer a partir das 9 horas no Auditório Nobre da Escola de Engenharia da UFMG. A conferência será em inglês com tradução simultânea para o português. Haverá emissão de declaração de comparecimento aos que solicitarem.
As inscrições prévias para a conferência podem ser feitas pelo formulário: https://goo.gl/forms/un8Lc78UdZSJfeoi1.
Grande Conferência: Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis.*
Sinopse (pelo autor): Os transtornos pelo uso do álcool são caracterizados por vários comportamentos relacionados às drogas, incluindo consumo excessivo, uso prolongado e ciclos de abstenção e recaídas. Considera-se que a ingestão excessiva envolve comportamentos habituais e compulsivos que podem ocorrer apesar das consequências negativas do uso excessivo do álcool. O comportamento habitual é controlado por circuitos no cérebro que incluem o neocórtex e os gânglios da base, particularmente o circuito “sensório motor”. Nosso laboratório está examinando os efeitos do álcool e do canabinóide em moléculas, células, circuitos e comportamento em modelos de camundongos e primatas não humanos, em um esforço para entender os mecanismos que impulsionam o uso habitual de drogas. As mudanças induzidas pelo álcool e pela cannabis nos circuitos sensório-motor e os papéis conhecidos e potenciais dessas ações de álcool e cannabis na intoxicação, uso habitual de drogas e uso excessivo de drogas após a abstenção/recaída serão descritos.
Curso sobre o abuso de drogas em nível celular (acesse a ementa abaixo)
Aos estudantes do último período da graduação e alunos da pós-graduação da UFMG - ou vinculados a outras instituições - será oferecido o Curso “Neurobiologia do abuso de drogas”, com duração de 15 horas nos dias 4, 5 e 6 de julho. A disciplina será ministrada em inglês e as vagas são limitadas.
A disciplina tratará de técnicas modernas para estudar alcoolismo e abuso de drogas em nível de células individuais e circuitos neuronais. A ênfase será técnicas de neurociência integrada envolvendo medidas precisas da atividade neuronal em relação ao comportamento, assim como métodos para manipular a função de neurônios ou circuitos para avaliar as consequências sobre o comportamento.
As inscrições para o curso podem ser feitas através deste link: https://goo.gl/forms/PRxYZ2pUYdiO2nDz2 ou presencialmente na secretaria do Programa de Pós-graduação em Neurociências.
Clique aqui para baixar o programa do curso (em inglês).
Sobre o Catedrático
Pesquisador do Laboratório de Neurociência Integrativa, Dr. Lovinger possui graduação em Psicologia pela University of Arizona (1981) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Northwestern University (1987). Atua desde 2001 no National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) como investigador sênior e Chefe do Laboratório de Neurociência Integrativa. Sua pesquisa versa sobre a modulação e a plasticidade da transmissão sináptica em sinapses corticostriatais e os efeitos do uso de sustâncias tóxicas na transmissão sináptica.