Orientações para marcação de defesa

(válido para mestrado, qualificação e doutorado)

 

Conforme determinam as normas Gerais da Pós Graduação da UFMG e o Regulamento do Programa de Pós graduação em Neurociências o Colegiado precisa aprovar com 30 dias de antecedência a banca de avaliação. Para o correto fluxo de do processo algumas providências devem ser tomadas.

 

1) O aluno deve solicitar a marcação via minha UFMG. A funcionalidade é "Pós-Graduação: Solicitação de Marcação de Defesa de Trabalho Final/Exame de Qualificação

 

2) Em seguida o orientador deve sugerir uma banca e aprovar a marcação. A aprovação do orientador deve acontecer pelo menos 30 dias antes da data proposta para defesa.

 

3) Caso queira que a Secretaria encaminhe os manuscritos, o aluno deverá entregar os exemplares  na secretaria com 30 dias de antecedência a fim de permitir a distribuição dos mesmos em tempo hábil. Caso o aluno prefira fazer a entrega diretamente aos membros da banca poderá definir diretamente com eles os prazos.

 

4) Após o colegiado aprovar a defesa, a secretaria irá formalizar a marcação via minha UFMG e encaminhar o convite aos membros da banca.

 

5) A secretaria dá suporte logístico às defesas realizadas no ICB. Para as defesas realizadas em outras unidades acadêmicas os alunos/orientador deverão providenciar a retirada dos documentos na secretaria com antecedência e posteriormente a defesa fazer a devolução destes documentos assinados.

 

ATENÇÃO PARA DEFESAS DE DOUTORADO.

 

Conforme preveem as Normas Gerais da Pós-Graduação e o Regulamento do PPG Neurociências as bancas de avaliação de tese deverão ser  compostas por dois membros externos.

Caso seja necessária a compra de passagens aéreas os alunos deverão providenciar junto aos membros da banca o preenchimento completo  das informações pessoais e profissionais solicitadas na PCDP.

 

Em relação aos voos solicitamos que sejam observadas as seguintes condições:

a) Para defesas realizadas pela manhã os membros externos deverão viajar na véspera.

b) Para defesas à tarde, sempre que possível, os membros externos deverão vir e voltar no mesmo dia.

c) Conforme determina a legislação não se pode definir companhias aéreas. Pede-se que sejam informados os horários preferenciais para o deslocamento. Serão adquiridos os vôos mais baratos

d) A secretaria paga diárias em espécie a todos os membros externos. Conforme prevê a legislação nós não providenciamos ou cobrimos despesas com hospedagem, taxi, alimentação. Cabe ao aluno ou ao próprio convidado a realização de reserva e o pagamento de hotéis quando necessário.

O valor pago aos convidados é  composto por diária + auxilio deslocamento. Os valores estão disponíveis no site da Pro-Reitoria de Planejamento.

 Conforme determina a legislação no dia do deslocamento inicial é pago apenas 0,5diaria + o auxilio deslocamento.

e) Para os convidados funcionários públicos Estaduais/municipais, deve-se solicitar a informação do valor que recebem do auxílio alimentação. Por força da legislação, os valores do auxílio alimentação recebidos pelos convidados será descontado do valor pago pelas diárias.