COMO SOLICITAR UM SERVIÇO OU INFORMAÇÃO À SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS

 

A função da secretaria do PPG Neurociências é assessorar e apoiar o Colegiado na regulação, fiscalização, implementação e execução de suas atribuições, tal com previsto no regulamento do programa e nas Normas Gerais da Pós-graduação da UFMG.

Diante disso está claro que a secretaria só pode agir em razão de decisões institucionais sejam elas do Colegiado ou da UFMG.

Observe, portanto, que o relacionamento com o Colegiado deve ser sempre endereçado ao seu coordenador e não a esta Secretaria.

Em consonância com o PDI UFMG estamos realizando constantes mudanças de nossos processos, com o objetivo de adequá-los à formas mais transparentes e passíveis de controles interno e externo de nossas atribuições.  

Diante disso, passaremos a adotar o SEI-UFMG (https://sei.ufmg.br/) como canal institucional de relacionamento com o Colegiado.

Em vista dessa alteração vários processos sofrerão alteração.

A seguir apresentamos as alterações nos processos dos principais serviços prestados pela secretaria

 

  • Entrega de documentos na secretaria

Enquanto persistir o período de atendimento remoto todos os documentos deverão ser entregues à secretaria por meio digital via SEI. Abaixo você verá como proceder em cada processo.

É importante que os documentos sejam entregues sempre no formato PDF, em arquivo único e na sequencia da lista de documentos solicitados em cada processo.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Assentamento individual do Aluno (Dossiê do Aluno)

 

  • Matrícula

A matrícula deverá ser realizada exclusivamente pelo sistema de matrículas no calendário definido pelo colegiado. Cabem aos alunos respeitar o cronograma. Não será possível alterar datas e alunos que não se matricularem serão excluídos por abandono de curso, conforme as normas da UFMG. Informo que os critérios para a efetivação das propostas de matrícula continuam os mesmos. A saber: as matrículas mais antigas tem prioridade. As efetivações continuam limitadas pelo número de vagas de cada disciplina

  • Acertos de matrícula deverão ser solicitados pelo orientador por meio de processo aberto no SEI. O acerto de alunos bolsistas fica vinculado à aprovação do colegiado conforme prevê resolução do colegiado

    Matrículas fora de época: A secretaria continuará informando por e em seu site a eventual oferta extemporânea de disciplinas/vagas. Neste caso a seleção se dá por ordem de solicitação (via SEI).

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Inscrição em Disciplinas. Matricula Semestral em Disciplina

 

  • Afastamentos e trancamentos parcial e total

    Trancamentos parciais: Devem ser solicitados pelos orientadores pelo sei dentro dos prazos previstos no Calendário da UFMG dentro dos prazos previstos no Calendário da UFMG.

    Trancamentos totais: Devem ser solicitados pelos orientadores pelo SEI, até o ultimo dia do semestre letivo, e dependem de autorização do colegiado.

    Licenças médicas/maternidade: O aluno deve abrir o Processo via SEI. Anexando toda a documentação necessária. Esses processos também precisam ser aprovados pelo Colegiado.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Trancamento de Disciplina. Matrícula Parcial

Pós-Graduação stricto Sensu: Trancamento total de curso. Matrícula total

 

  • Declarações, históricos e certificados de disciplinas isoladas.

Estes documentos deverão ser solicitados pelo interessado via SEI. Na abertura do processo já deverá anexar a GRU e o respectivo comprovante de Pagamento.

Declarações de conclusão só são emitidas mediante a assinatura de todos os membros da banca na ata e na folha de aprovação.

Declarações de diploma em fase de emissão só serão emitidas quando todo o processo já estiver sido encaminhado ao Setor Responsável da PRPG

Pedidos de urgência na emissão de diplomas devem ser tratados diretamente com o setor responsável na PRPG.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Histórico Escolar. Integralização currícular

 

  • Aproveitamento de créditos

Deverá ser feito pelo aluno que deverá abrir o processo no Sei anexando além do formulário, histórico e ementa de todas as disciplinas solicitadas. O processo precisa da assinatura do orientador concordando com o aproveitamento.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Isenção ou Dispensa de Disciplinas. Aproveitamento de estudos

 

  • Marcação de defesa e exame de qualificação

O aluno deve solicitar a marcação de defesa, via minha UFMG, de forma que o pedido chegue para a apreciação do colegiado pelo menos 30 dias antes da data prevista. Em seguida o orientador a banca ao Colegiado. O Colegiado via minha UFMG confirmará ou rejeitará a marcação mediante justificativa fundamentada.

Não serão atendidas solicitações que não atendam os prazos do regulamento.

6.1 Procedimentos para defesa de tese ou dissertação e exame de Qualificação

Os alunos deverão solicitar aos membros externos que compõem a banca se cadastrem no SEI UFMG.

O Colegiado disponibilizará os documentos relativos à defesa via SEI UFMG. Cabe ao orientador verificar na véspera da defesa se todos os documentos foram corretamente disponibilizados. Caso os documentos não tenham sido disponibilizados ou existam correções a serem feitas o orientador deve entrar em contato, imediatamente, com a secretaria do Colegiado em seu horário de funcionamento.

Os documentos comprobatórios da participação na banca serão encaminhados ao orientador juntamente com a ata e a folha de aprovação após todos os membros assinarem os documentos.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Exame de qualificação e Tese. Indicação e Atuação da Banca Examinadora

Pós-Graduação stricto Sensu: Defesa de dissertação e Tese. Indicação e Atuação da Banca Examinadora

 

  •  Prorrogação de prazos de defesa e de qualificação

As prorrogações nos prazos de defesa e de qualificação devem ser solicitadas pelo orientador, por meio do SEI, pelo menos 30 dias antes do final do prazo.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Prorrogação de Prazo para o Exame de Qualificação

Pós-Graduação stricto Sensu: Prorrogação de Prazo para a Defesa de Dissertação e Tese

 

  • Emissão de diploma

A Emissão de diploma deverá ser solicitada pelo aluno via SEI mediante formulário próprio e anexados todos os documentos requeridos.

Os procedimentos relativos à obtenção do nada consta da biblioteca universitária e do comprovante do depósito do trabalho na biblioteca digital devem obedecer as instruções da Biblioteca universitária. Informações devem ser obtidas no site da própria biblioteca.

Solicitação de urgência para emissão do Diploma: Só pode ser solicitada mediante atendimento dos requisitos estipulados pela PRPG. O aluno deve consultar o site do setor de diplomas para se inteirar do processo.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Expedição de Diploma

 

  • Pedidos de informações / esclarecimentos

A secretaria só receberá pedidos de informações acadêmicas encaminhadas por meio do SEI. O Prazo de resposta é de 20 dias prorrogáveis por mais 10 dias como prevê a legislação. (lei 12527 Art.11 § 1º e §2º)

Pedidos de urgência estão vinculados à a apresentação de justificativa comprovada e a disponibilidade da secretaria atender a demanda.

Não serão fornecidas informações ou esclarecimentos presencialmente ou por  email ou telefone. O Site do Programa dispõe de todas as informações que possuímos para disponibilização imediata conforme prevê a mesma lei.

Incluem-se como esclarecimento questões relativas ao entendimento do regulamento.

Tipo do Processo:

Administração: Pedidos e Oferecimentos de Informação

 

  • Recursos acadêmicos, pedidos de reconsideração

Deverão ser solicitadas tanto pelo aluno quanto pelo orientador via Sei e deverão estar com todos os documentos anexados.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Assentamento individual do Aluno (Dossiê do Aluno)

 

  • Solicitação de credenciamento docente

As solicitações de credenciamento deverão ser apresentadas via sei com documento que comprove atender as condições previstas em resolução específica do Programa.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Credenciamento de Curso para Orientação

 

  • Auxilio financeiro ao estudante

As solicitações de Auxilio financeiro ao Estudante deverão ser feitas pelo SEI e a ela deverão estar anexadas.

As informações sobre o processo de solicitação estão em: https://www.ufmg.br/proplan/contabilidade-e-financas/divisao-de-analise-e-controle/processo-de-pagamento/

Consultar: MODELOS DE ATESTES, DESPACHOS E FORMULÁRIOS PARA PROCESSOS SEI

Tipo do Processo:

Contabilidade e Finanças: Auxílio Financeiro a Estudante

 

  • Reclamações e outras demandas (inclusive a entrega do certificado de proficiência):

Nos dois casos, as demandas deverão ser apresentadas via SEI.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Assentamento individual do Aluno (Dossiê do Aluno)

 

  • Inclusão / Substituição de Orientador e Co-orientação

Para orientação continua valendo a decisão do Colegiado de que o Docente credenciado deverá manifestar formalmente que aceita orientar o aluno.

O aluno tem até o final do primeiro semestre letivo do seu registro para oficializar a orientação.

O Orientador do Aluno deverá fazer o pedido via SEI. Deverão constar do pedido a) justificativa; b) lates do co-orientador proposto e c) aceite do co-orientador proposto.

Tipo do Processo:

Pós-Graduação stricto Sensu: Indicação, Aceite e substituição de orientador de dissertação

 

Informações Complementares:

As informações de como solicitar seu cadastro no SEI-UFMG encontram-se no site: https://sei.ufmg.br/

As solicitações de cadastramento ao SEI devem ser feitas pessoal e individualmente. Deve-se informar que farão uso do sistema para: assinar, peticionar e acompanhar processos.

Todas as solicitações deverão ser encaminhadas para o setor ICB-SECCPGNEU

Para todas as demandas acima existe, no SEI, um tipo de processo específico para a demanda.

Para todas as solicitações existe um formulário específico dentro do SEI.

As duvidas sobre como montar o processo no sei devem ser tiradas no site do Sei UFMG (https://sei.ufmg.br/), em sua base de conhecimentos (acessível após login) ou pelo e-mail: sei@ufmg.br.  No site do SEI você também encontrará um manual com um passo a passo de como usar o sistema.

A secretaria não tira duvidas sobre o SEI

Continua obrigatório que todas as solicitações sejam acompanhadas do nome completo, Nº de matrícula, e-mail de contato e quando se referirem a qualquer disciplina devem trazer o nome da disciplina, seu código, a turma e o professor responsável.

Aqueles que tiveram solicitações ainda não atendidas poderão requerer novamente suas demandas pelo SEI.

Em breve outros processos passarão a ser realizados somente pelo SEI UFMG. A implementação, renovação e cadastramento de bolsas; aquisição de diárias e passagens e outros gradativamente migrarão para o SEI.

A Secretaria não fornece informações presencialmente, por telefone ou por e-mail.

Este documento não substitui as normas e regulamentos em vigor. Apenas reorienta o acesso aos serviços supramencionados.