EN    ES    PT

 
Tel: +55 313409-2545​

Research Staff

O Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Neurociências é formado por docentes pertencentes à 6 unidades acadêmicas da UFMG (Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Letras, Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Exatas) e por pesquisadores vinculados à outras Instituições de ensino e pesquisa do país.

Corpo Docente Permanente

Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos temas: Sinalização Celular de Cálcio, isquemia cerebral, epilepsia e toxinas animais.

Atua na área de Pesquisa em Neurociência Comportamental e molecular, com ênfase nos temas: bases biológicas de processos comportamentais, aprendizado e memória utilizando modelos experimentais de neurodegeneração

Antônio Jaeger

 

antônio.jaeger@gmail.com

Trabalha com técnicas da Neurociência Cognitiva, como ressonancia magnética funcional, potenciais relacionados ao evento e simulações computacionais do comportamento humano ao longo do desenvolvimento.

Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas  de Neuropsiquiatria e neuroimunologia

Desenvolve pesquisas nas áreas de neuroendocrinologia e metabolismo, stress e diabetes.

Desenvolve pesquisas nas áreas de Neuropsiquiatria, Psiquiatria Geral e Psiquiatria da infância e da Adolescência.

Atua na área de neurociências com ênfase em Neurodesenvolvimento, neuropsicofarmacologia e biologia molecular.

Atua na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, diferenças individuais em inteligência, processamento cognitivo, personalidade e psicopatia.

Experiência em Psicologia Escolar e do desenvolvimento. Conduz investigações nas seguintes áreas: arquitetura e desenvolvimento cognitivo, construção e validação de instrumentos de medida psicológicos e educacionais, intervenção e desenvolvimento cognitivo.

Desenvolve trabalhos na área de de Neurofarmacologia celular e molecular.

Desenvolve trabalhos na área de neuropsicofarmacologia e comportamento, atuando principalmente nas áreas de farmacoloia de canabis, canabinóides, endocanabinoides e, farmacologia de antipsicóticos.

Atua em pesquisa de genética do transtorno bipolar, marcadores periféricos no transtorno bipolar e avaliação multidimencional no transtorno bipolar.

Trabalha com investigações na área de Neurologia com enfase em: doença de Parkinson, Coréia de Sydenham, e outras manifestações neurológicas de febre reumática, anticorpos anti-núcleos de base, coréias em geral e outros disturbios do movimento.

Desenvolve pesquisas a cerca das bases fisiológicas da modulação exercida pelo ambiente, como isolamento social e enriquecimento do ambiente, sobre a memória social.

Trabalha com pesquisa interdisciplinar estabelecendi diálogo entre a física, neurociência, linguística e música com pesquisa aplicada em tecnologia de codificação, reconhecimento e síntese audio visual.

Desenvolve trabalhos nos temas: Neurotransmissão, glutamato, distal colon, guinea pig, ions cálcio.

Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: Modelos experimentais em neuropsicologia, cognição, esquizofrenia, aspectos psiquiátricos da eplepsia e psiquiatria clínica.

Desenvolve investigações nas áreas de imunologia, fisiologia e bioquímica com ênfase em neuroimunofisiologia.

Desenvolve investigações nas seguintes áreas: redes neurais, epilepsia e eletrofisiologia.

Desenvolve trabalhos de pesquisa nas seguintes áreas: Neuropatologia, modelos experimentais de neurodegeneração e neuroplasticidade e, processos inflamatórios em doenças infecciosas.

Desenvolve trabalhos nas áreas de envelhecimento, diabetes, estresse oxidativo, sinalização celular e células do sistema imune.

Desenvolve investigações nas áreas de neurologia clínica e experimental com enfase em Doença de Parkinson e Acidente Vascular Encefálico.

Desenvolve investigações em Neurologia Cognitiva e do Comportamento e Neuropsiquiatria Geriátrica com ênfase no envelhecimento cerebral e demências

Desenvolve investigações nos seguintes temas: cefaléias, esclerose multipla e outras doenças desmielizantes do sistema nervoso central, dor, alterações cognitivas e neuropsiquiátricas nas doenças neurológicas.

Atua nas áreas de processos psicológicos básicos, psicologia experimental, processos básicos da linguagem e eletrofisiologia da função simbólica

Desenvolve trabalhos nas áreas de percepção da fala, avaliação de disturbios de linguagem e metodologia de pesquisa.

Desenvolve trabalhos nas áreas de comportamento, neuroetologia, neurocognição, neuroanatomia e neurofisiologia de insetos

Trabalha na área de Neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia, reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clinica e psicologia evolucionista.

Corpo Docente Colaborador

Atua em investigações  em: comprometimento cognitivo leve, demencia, doença de Alzheimer, doença cerebrovascular, delirium, dependencia de tabaco, depressão, transtorno bipolar, neuroestimulação e neurocisticercose.

Atua principalmente nos seguintes temas: neuroinflamação, neurodegeneração, vias de sinalização intracelular, papel da ativação de micróglia em doenças neurodegenerativas.

Desenvove trabalhos em bioquímica e imunologia com enfase em imunoquímica de toxinas naturais e neuropepitídeos que atuam no SNC.

Desenvolve investigações em engenharia biomédica com enfase em: instrumentação biomédica, processamento de sinais biológicos, neurociência, imagética, interfaces cérebro-maquina e potencial evocado.

Desenvolve dentre outros trabalhos em neurodegeneração e neuroimunoinflamação.

Atua na área de Neurofisiologia, com ênfase em Neurofisiologia da Percepção Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Bases neuronais da percepção visual; (2) Bases neuronais e biomecânicas do comportamento visuomotor; (3) Desenvolvimento de software e hardware para aquisição, processamento e análise de sinais biológicos; (4) Desenvolvimento de instrumentação biomédica aplicado às ciências da visão

Ronald Dickman

 

dickman@física.ufmg.br

Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: transições de fase não-equilíbrio, fenômenos críticos, simulação de monte carlo, universalidade, teoria dos líquidos e processos estocásticos.

Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: venenos de artrópodes (Phoneutria, Tityus ,Lycosa etc) de serpentes (Crotalus, Micrurus), dentre outros, com ênfase em peptídeos (naturais e sintéticos) ativos em receptores e canais iônicos especialmente peptídeos com possiveis aplicaçoes em saúde e biotecnologia.

Atua nos seguintes temas: sistemas colinérgico, dopaminérgico e endocanabinóide

Desenvolve pesquisa sobre álcool, outras drogas e direção