No dia 04 de fevereiro de 2003 foi formalmente constituída a Comissão para Elaboração da Proposta de Criação do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG, sendo que a discussão desse projeto se iniciou no ano 2000. Do trabalho iniciado em 2000 resultou a Criação do Curso de Especialização em Neurociências e Comportamento, hoje denominado Curso de Especialização em Neurociências, com a primeira turma em 2002.

 

No dia 19 de dezembro de 2005 foi aprovado por unanimidade, pela Congregação do Instituto de Ciências Biológicas, a Proposta de Criação do Curso Strito Sensu de Pós-graduação em Neurociências, de acordo com parecer da professora Maria Raquel Santos Carvalho. (OF.DIR. 67/2005: Diretor, professor Carlos Alberto Pereira Tavares).

 

No dia 23 de março de 2006 foi aprovado pela Câmara da Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFMG, a Proposta de Criação do Curso Strito Sensu de Pós-graduação em Neurociências, níveis Mestrado e Doutorado. (OF/UFMG/PPRG/GAB/050/06: Pró-Reitor, professor Jaime Arturo Ramirez). Sendo o corpo docente constituído por professores da Faculdade de Medicina (Depto de Saúde Mental e Depto de Clínica Médica), Faculdade de Educação (Depto de Métodos e Técnicas de Ensino) e Instituto de Ciências Biológicos (Depto de Bioquímica e Imunologia, Depto de Farmacologia e Depto de Morfologia).

No dia 10 de setembro de 2008, Portaria no. - 1.141, o Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, tendo em vista o Parecer no 150/2008, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, proferidos nos autos do Processo no 23001.000042/2008-00, resolve “reconhecer o curso de Mestrado e de Doutorado, em Neurociências, aprovados com conceito “4” pelo Conselho Técnico-Científico – CTC/CAPES, nas reuniões realizadas em 21 e 22 de novembro de 2006.

 

No dia 16 de fevereiro de 2007 os docentes do Programa de Pós-Graduação em Neurociências reuniram-se para eleição do Coordenador e Sub-Coordenador e para a criação do Colegiado do Programa conforme Edital de Convocação, assinado pela Diretora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, professora Maria Cristina Lima de Castro. Nesta data, foram eleitos, por votação unânime, como representantes docentes do Colegiado: profa Ângela Maria Ribeiro (Coordenadora) e Prof Marco Aurélio Romano-Silva (Sub-coordenador); Antonio Lucio Teixeira Junior e Francisco Eduardo Costa Cardoso; Humberto Correa da Silva Filho e Paulo Caramelli; Miriam Martins Chaves e Elizabeth Ribeiro da Silva. Conforme orientação do Professor Jaime Arturo Ramirez, Pró-Reitor de Pós Graduação, a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Neurociência deveria funcionar juntamente com a Secretaria do Curso de Especialização em Neurociências e Comportamento.

 

Após o primeiro processo seletivo, realizado em junho de 2007, no dia 10 de agosto de 2007 iniciou-se a primeira turma dos cursos de Mestrado e Doutorado, constituída por seis e quatro alunos, respectivamente. Mestrado: Alexandre de Aguiar Ferreira; Clóvis de Oliveira; Érica Oliveira Almeida, Felipe Cunha Bawden, Fernando Machado Vilhena Dias, Patrícia Gomes Fiqueira. Doutorado: Arthur Melo e Kummer, Luciana Hoffert Castro e Cruz, Patrícia Paes Araújo Fialho e Rodrigo Ribeiro dos Santos .

No primeiro semestre de 2015, 88 estudantes se encontram matriculados no Programa, sendo 44 mestrandos e 44 doutorandos provenientes de diferentes Cursos da Graduação: Biologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Farmácia-Bioquímica, Fonaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina e Veterinária.

 

Nesses oito anos de funcionamento, 92 dissertações de mestrado e 28 teses de doutorado foram defendidas. A primeira dissertação defendida, “Indução de mania ou hipomania por antidepressivos prosserotonérgicos no transtorno afetivo bipolar e sua associação com o polimorfismo 5-HTTLPR”, foi no dia 05 de agosto de 2008, pelo estudante Alexandre Aguiar Ferreira sob orientação do professor Humberto Corrêa da Silva Filho. Os dados obtidos nesse trabalho foram publicados nos seguintes artigos: Ferreira A de A, Neves FS, da Rocha FF, Silva GS, Romano-Silva MA, Miranda DM, De Marco L, Correa H. The role of 5-HTTLPR polymorphism in antidepressant-associated mania in bipolar disorder. J Affect Disord. 2009 Jan;112(1-3):267-72; Ferreira AD, Neves FS, Pimenta GJ, Mello MP, Miranda DM, Romano-Silva MA, De Marco LA, Corrêa H. The role of genetic variation of BDNF gene in antidepressant-induced mania in bipolar disorder. Psychiatry Res. 2010 May 17.

 

A primeira tese defendida “Alterações Neuropsiquiátricas da Doença de Parkinson” foi no dia 28 de abril de 2009, pelo estudante Arthur Melo e Kummer sob orientação do professor Antônio Lúcio Teixeira Junior.

 

Desde 2008, o programa realiza o Simposio Internacional de Neurociências e, anualmente, organiza a Semana da Neurociencias da UFMG. Em 2013, realizou-se o XXXVII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento junto com o VII Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG. A partir de 2014 a Semana de Neurociência passou a ser bi-anual, intercalando-se com a realização das Jornadas de Neurociências. A Semana de Neurociência tem abrangência nacional; enquanto as Jornadas, abrangência local.

 

O Programa de Pós-graduação em Neurociências possui hoje um corpo docente constituído por 29 orientadores permanentes e 8 colaboradores. Vários desses docentes trabalham no desenvolvimento de projetos integrados contribuindo para a produção do conhecimento e formação interdisciplinar dos estudantes.

Formar mestres e doutores qualificados para contribuir com o avanço da educação no país e com a produção do conhecimento, usando abordagem multidisciplinar, no campo das neurociências.

Contribuir para a compreensão do sistema nervoso desde moléculas até o comportamento humano superior que resultam em fenômenos neurobiológicos, neuropsicológicos, fisiológicos e patológicos de interesse da comunidade científica.

Aqui você encontra os arquivos de Identificação do Curso e de Caracterização do Curso para download. Basta clicar aqui.

 

Objetivos
Identificação do Programa
Regulamento do Programa

Aqui você encontra o Regulamento do Curso para download. Basta clicar aqui.

 

Histórico do Programa

Coordenação

 
Prof. Hani Camille Yehia

Coordenador do Programa

 

Professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG.

 
Prof. Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira

Sub-Coordenador do Programa

 

Professora do Departamento de Farmacologia da UFMG.

Profa. Paula Luciana Scalzo

Coordenadora do Curso de Especialização

 

espneurocienciasufmg@gmail.com

Professora Adjunta do Departamento de Morfologia da UFMG

Prof. Theo Motta

Sub Coordenador do Curso de Especialização

 

 

espneurocienciasufmg@gmail.com

Professor do Departamento de Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG